Cerimônia de Casamento

Cerimônia de Casamento

Cerimônia de Casamento

PILARES DE UMA CERIMÔNIA DE CASAMENTO PERFEITA 👰🤵💍
Pilar 1 - A história de amor do casal
O primeiro passo para uma cerimônia exclusiva e personalizada, é o casal e o Celebrante se conhecerem. E qual seria a melhor forma se não com um bom papo regado por um delicioso café?
Nesse encontro podemos apenas nos conhecer e trocar informações preliminares, marcando uma reunião de breefing para um outro dia, ou podemos realizar o breefing nesse mesmo dia, isso depende da disponibilidade do casal.
Para mim, histórias de amor são sempre muito envolventes e, nesse caso, essa história em especial, será o centro de toda minha atenção.
Os noivos me contarão tudo o que quiserem, serei apenas um ouvinte empolgado, vivenciando cada palavra e a emoção de cada olhar.
Todo o texto será exclusivo, personalizado de acordo com a história dos noivos e com o que eles julguem especial e relevante ser dito e celebrado na presença de todos os convidados, familiares e amigos.
Para preparar o texto perfeito ou, como costumo dizer, transformar o sonho em palavras, é essencial ter uma visão abrangente e uma percepção terna e emocional sobre a história do casal.
É fundamental que a cerimônia retrate a vida dos noivos de forma delicada, leve, agradável, emocionante e, ao mesmo tempo, descontraída e divertida.
Pilar 2 – A importância da Família
Falar sobre o valor da família em uma cerimônia de casamento, é fundamental, pois a família é a essência da vida.
Sem ela, não somos nada e nem seríamos o que somos hoje como pessoas.
Tudo em nós é resultado de uma estrutura familiar, por isso, celebrar o amor e a união diante dos pais é dar motivo de muito orgulho e alegria para eles, além de um sentimento de dever cumprido ao presenciar seus filhos iniciando uma nova família.
Valorizar a família neste dia, além de ser um gesto de amor, é proporcionar emoção infinita em um dia único e inesquecível.
Pilar 3 – Respeito Às convicções religiosas
A religiosidade estará sempre presente na celebração de um casamento.
Mesmo que os noivos não sejam religiosos, com certeza alguém de suas famílias é, pois religião é cultural nas famílias brasileiras.
Nesse caso, é preciso respeitar a individualidade e a fé do casal e da família.
Por isso, a importância da sensibilidade do Celebrante ao elaborar um texto que contemple amor e fé como elementos principais da celebração, transmitindo uma mensagem sensível e relevante para todos.
Quando o casal são de diferentes crenças, é necessário elaborar uma cerimônia ecumênica que exaltará, além do amor dos dois, também conceitos e tradições dessas religiões, se assim os noivo desejarem.
Vale ressaltar que celebrar casamentos requer, além de conhecimentos específicos em teologia e filosofia, também sensibilidade e amor tanto ao próximo como no trabalho que realiza.
Pilar 4 - Casamento religioso com efeito civil
Uma cerimônia de casamento ideal é aquela que conta a história de amor do casal, reune a família, eleva as convicções religiosas e que, por vezes, tenha efeito civil em um mesmo rito na mesma celebração.
É possível realizar uma cerimônia personalizada, que conte a história do casal e com efeito civil.
Basta que o casal contrate um Celebrante que seja ministro religioso vinculado À uma Instituição religiosa, portanto habilitado a realizar a cerimônia religiosa com efeito civil.
Outra opção, seria os noivos se casarem no próprio Cartório de Registro Civil ou solicitar ao Cartório o casamento em diligência, nesse formato, o Juiz de Paz vai até o local da cerimônia para realização do efeito civil.
Porém, vale lembrar que o trabalho de um juiz de paz é o de oficializar o casamento civil formalmente e não de celebrar um casamento personalizado, que conta a história dos noivos e transforma seus sonhos em palavras.
O que quero dizer com tudo isso é que, independente de qualquer padrão ou formato, o seu casamento deve ser único!
Sua clebração deve ser exclusiva, linda, emocionante, feliz e perfeita!
Ela merece o trabalho de um profissional dedicado e que celebre esse momento com excelência, que tenha sensibilidade, criatividade, respeito e profundidade, que fundamente a cerimônia não apenas com efeito simbólico, mas também com efeito civil.
Esse momento deve ficar gravado na memória de todos os presentes!
---------------------------------------------------------------------------------------------------

Por Anderson Almeida - Celebrante Social e Juiz de Paz

WhatsApp (15) 997339060

Voltar