Por que as pessoas jogam arroz na saída dos noivos?

Por que as pessoas jogam arroz na saída dos noivos?

A tradição surgiu na China antiga para desejar fartura ao novo casal. Com o tempo, ela se espalhou pelo mundo.

Com certeza, você já foi a um casamento em que jogaram arroz nos noivos na saída da igreja. 

Afinal, esse antigo hábito está no imaginário coletivo. Até Luan Santana já cantou a tradição em uma das suas canções. “Sabe aquela igreja, tô aqui na frente, imaginando chuvas de arroz na gente...”. 

Mas você sabe dizer como tudo isso começou?

Há cerca de 4 mil anos, um alto funcionário do governo chinês, chamado de mandarim na época, encomendou uma chuva de arroz no casamento da sua filha para demonstrar a estima e o desejo de prosperidade.

Isso porque o arroz é um alimento cheio de significado para os chineses. Além de ser um dos pratos mais consumidos, representa riquezas. Aliás, vem daí a expressão “arroz de festa” para classificar uma pessoa que ama estar presente em todas as celebrações. 

Aos poucos, a chuva de arroz nos noivos foi ganhando adesão nos casamentos chineses do passado. 

Assim, o costume se espalhou pelos continentes. Nos Estados Unidos, por exemplo, ele ganhou uma nova versão: ao invés de jogar arroz nos noivos, os convidados e padrinhos jogam pétalas de rosa. 

Aqui no Brasil há todos os tipos de variações. Além de arroz e pétalas, os convidados costumam soltar bolinhas de sabão. 

Agora que você já conhece a origem da tradição, que tal começar a escolher os seus fornecedores para sua festa de casamento?

Procure a WedCash e conte com os melhores profissionais da cidade.

Voltar